quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tipos e Comparação de Quadros p/ Bicicleta

Os megariders, neste artigo, dissertam sobre os tipos existentes de quadros de bicicleta, utilizando o que já aprenderam e dica de sites como a Escola da Bicicleta.
Fonte: Os próprios megariders (atualizado em FEV/2011). Parte do material adaptado e melhorado de ESCOLA DA BICICLETA. Também usado conhecimentos do artigo STEEL and ALUMINUM
Atenção: mesmo tendo boa parte de nossa autoria, não nos responsabilizamos pelas informações contidas, já que muito foi aprendido por CONHECIMENTO TÁCITO (sem fundamento científico), como experiências localizadas, quebra de quadros e opiniões de ciclistas, que testam muitos quadros (até porque os fabricantes em geral não especificam como deveria, sendo preciso o usuário pedalar e mensurar). Caso queira melhorar o artigo ou conteste algum item, contacte-nos. Obrigado!
Atenção (2): Todos os quadros ficarão mais confortáveis do que já estão, se usar CHAIN STAYS (os tubos metálicos que conectam a roda traseira ao pedivela) acima de 42cm, como 44 e 46cm. Já houve casos de QUADROS DE ALUMINIO com CHAIN STAY de 46cm serem MAIS CONFORTÁVEIS que QUADROS DE CROMOLY de 42, mas , ainda assim, não é a regra (CROMOLY tem uma ampla vantagem de conforto em relação ao alumínio).
Quadro de Ferro

o mais barato de todos.
o mais antigo (dificilmente ainda é produzido).
o que mais oxida (ferrugem é com ele mesmo!)
o mais pesado de todos (pode chegar aos 20kg!)
o mais ‘duro’ de todos (não absorve impacto). Mas o uso de um quadro com medida CHAIN STAY maior (como 46cm) pode torná-lo mais confortável.
conserto fácil e acessivo (soldas IMEDIATAS, em algum ferreiro).
ótima durabilidade (acima de 15 anos), se tratado com primer, antiferrugem e verniz na tinta. Mas perde para os outros caso deixe a ferrugem se alastrar, podendo ser perigoso!Quadro de Aço Carbono
(ou ‘ferro’, ainda erroneamente chamado)

barato.
Ainda muito vendido em mercado e lojas simples (como SUNDOWN), mas difícil de encontrar no exterior (não se produz mais).
Ainda pesado (mas menos que o ferro). Já existem modelos de menos de 8kg.
absorve impactos mais que o alumínio e até 8x mais que o ferro, equiparando-se a uma bike de alumínio com suspensão de 50mm, mas perde para o Cromo Molibdênio. O uso de um quadro com medida CHAIN STAY maior (como 46cm) pode torná-lo mais confortável.
conserto fácil (mas não tão fácil como ferro, é preciso soldas especiais).
oxida, porém bem menos que o ferro.
durabilidade pode passar de 20 anos.High tensil

preço médio (não tão barato mas não é caro).
menos pesado que o aço.
boa absorção dos impactos, praticamente o mesmo do AÇO. O uso de um quadro com medida CHAIN STAY maior (como 46cm) pode torná-lo mais confortável.
conserto fácil (mas não tão fácil como o ferro, é preciso soldas especiais).
boa durabilidade (8 a 10 anos).
oxida bem menos.Cromo molibdênio (Cromoly, CrMo ou também chamado Chrome-moly)

preço médio / alto.
leve (alguns modelos tem menos de 4kg).
a melhor absorção dos impactos (IDEAL para estradas com buracos, descidas irregulares e estradas de terra). Se a medida do CHAIN STAY for de 43cm ou mais, pode chegar a dobrar a absorção (mas deve-se tomar cuidado com chain stays muito longos, como 48cm, já que pode tensionar e romper mais facilmente durante longo uso).
possibilita controle de torções do quadro.
a mais longa durabilidade(30 anos ou mais!)
quadros sofisticados recebem garantia sem limite.
conserto fácil (mas não tão fácil como o aço ou ferro, é preciso soldas especiais).
um dos que menos oxida! Só perde para o Alumínio! 5 a 10 anos para aparecer pequenas ‘ferrugens’ inofensivas.
RECOMENDADO PELOS MEGARIDERSAlumínio

barato (mas perde para o ferro e aço).
mais leve que os acima listados (há os modelos 6000 e 7000 e submodelos, como 7090. Os da série 7000 são mais leves). Já existem quadros com menos de 2kg!
quando extremamente leve pode ser delicado.
é menos elástico que o aço; portanto, menos absorção de impacto. O uso de um quadro com medida CHAIN STAY maior (como 46cm) pode torná-lo mais confortável mas ainda assim não chegaria aos pés de um CROMOLY.
conserto difícil.
durabilidade: depende do material, geralmente em torno de 10 anos.
menor índice de oxidação (só perde para o titânio e bikes de madeira e outros materiais não metálicos).Escândio (Scandium)
É o alumínio 7000 (ou melhor) adicionado com 5% ou mais do metal escândio na fórmula.
preço médio (pode chegar a 2x mais caro que alumínio).
mais leve que alumínio, mais resistente, porém ainda mais pesado que carbono. Pode chegar a menos de 1,5kg.
um pouco melhor de absorção de impacto em relação ao alumínio. O uso de um quadro com medida CHAIN STAY maior (como 46cm) pode torná-lo mais confortável.
conserto difícil como o alumínio.
durabilidade: em torno de 10 a 15 anos.
menor índice de oxidação (só perde para o titânio e bikes de madeira e outros materiais não metálicos).Titânio

preço elevado mas está baixando (já existem quadros por $895) -http://www.habcycles.com/
leve (só perde para o carbono).
boa absorção de impacto (devido à grande elasticidade) mas perde para o Cromo Molibdênio. O uso de um quadro com medida CHAIN STAY maior (como 46cm) pode torná-lo mais confortável.
conserto difícil.
não oxida.
DURA 100 a 1000 ANOS!Fibra de carbono

preço alto (senão o maior de todos), com preços médios de R$2500 (marcas recomendadas), podendo chegar a mais de R$10.000.
EXCELENTE para competições. Peso pode ficar menor que 900 g!
absorção de impacto: depende do projeto, mas geralmente é igual ao alumínio. Ainda perde para o Cromo Molibdênio.
permite inúmeras possibilidades de construção.
durabilidade dos primeiros modelos (até 2005) entre 2 e 5 anos! Atualmente, a cada dia, melhora-se para durar até 20 anos para marcas conhecidas e usadas no ciclismo profissional (CANNONDALE, SPECIALIZED, BIANCHI, etc ), porém deve-se PEDIR INFORMAÇÕES AO FABRICANTE, e continua muito delicado para certos buracos e quedas. O quadro não avisa quando está ‘morrendo’ (rachaduras, manchas e barulho), ele simplesmente QUEBRA!
quadros baratos (< R$4000) podem ter quantidade excessiva de RESINA na fibra, que faz o quadro ‘morrer mais cedo’ se exposto ao sol. É preciso comprar mediante REVIEWS de marcas conceituadas e mediante aconselhamento de atletas.
não permite conserto.Compostos (liga de materiais)

preço médio a alto (no exterior, em 2011, já se encontra a menos de $400).
normalmente contém FIBRA DE CARBONO como PARTE da composição.
Geralmente, são leves (pega-se o item melhor das ligas, como durabilidade, leveza…).
A união desses materiais nas ligas tende a deixar a bike mais resistente (mas pode haver exceções).
as características como geometria, aerodinâmica e peso depende do tipo de liga usada e construção.
conserto: depende da liga, geralmente requer solda especializada (mais complexo que o do alumínio).
Materiais exóticos (como bambú, madeira…)

baixa produção, difícil achar quem construa comumente.
geralmente bem leve, mas ainda pode perder para a fibra de carbono.
durabilidade e resistência a impacto depende muito do material mas ultimamente tende a ser MAIS FRACO que fibra de carbono.
preço alto, podendo variar de até R$2.000 mas pode ser feito manualmente (garagem) desde que com material correto e tratamento.