Como plantar um pomar no jardim
Como plantar um pomar no jardim, passo a passo:
Plantar algumas mudas de árvores frutíferas no jardim é a garantia de um visual colorido com os frutos, atrai pássaros de várias espécies, promove uma alimentação saudável para a família e o prazer de comer a fruta "direto do pé"!
2- Adubação: em cada cova, junto a terra reservada, junte uma lata de 18 litros de esterco de cavalo, um quilo de torta de mamona , um quilo de farinha de ossos, e meia lata de areia comum. Misture tudo e jogue na cova e aguarde.
6- Árvore frutíferas: A escolha das árvores frutíferas deve ser cuidadosa, pois geralmente em um pomar caseiro, não dispomos de muito espaço. Convém escolher espécies e pequeno ou médio porte. O espaçamento entre as mudas deve respeitar o tamanho aproximado da projeção da copa da árvore quando adulta.
Ao comprar as mudas, verifique se estão saudáveis, sem manchas nas folhas ou raízes fora da embalagem. Pergunte ao produtor se o clima da sua cidade é propício para a fruta escolhida, ele é a melhor pessoa para indicar a frutífera ideal.
Porém é preciso ter paciência para poder colher as primeiras frutinhas. Mesmo as mudas enxertadas levam de 02 a 03 anos para produzirem plenamente.
Na prática, a primeira coisa que você deve observar é o sol, a direção em que ele nasce e se põe. As árvores frutíferas só produzem a pleno sol.
Você pode começar pelas árvores mais baixas em uma primeira fileira, depois as de altura média, depois as mais altas, assim uma não fará sombra na outra.
Passo a passo:
1- Cova: abra uma boa cova, de mais ou menos 60x60cm - quadrada é melhor, despreze a terra do fundo, deixe ao lado da cova somente a terra da camada mais rasa, pois esta é melhor, tem mais matéria orgânica.
4- Plantio: Após mais ou menos 15 dias é hora de plantar. Reabra a cova, desta vez no tamanho do torrão, retire as mudas que estão em sacos plásticos tomando cuidado para não quebrar as raízes. Ao plantar, observe se você não está enterrando o colo da muda.
5- Rega: regue bem, mesmo que tenha chovido, coloque capim seco para manter a umidade, coloque um tutor e amarre bem.
Sugestão de frutíferas:
Acerola – porte aproximado 5m.
Árvore bem rústica, com frutos avermelhados ricos em vitamina C.
Amora – porte aproximado 4m . Existem várias espécies de colorações que vão do avermelhado ao roxo. Os frutos, ricos em vitamina C, fazem a alegria da criançada e dos passarinhos.
Carambola – porte aproximado 5m. Dos seus frutos amarelados ricos em vitamina C, pode-se fazer doces, geléias e sucos.
Fruta-do-conde – porte aprox. 5m.
A fruta contém polpa branca, suculenta e doce. Pode ser comida ao natural e em forma de sucos, sorvetes e mousses.
Goiaba – porte aproximado 6m.
A polpa é delicada, doce e perfumada, e pode ser vermelha ou branca, de acordo com variedade. A frutificação se estende do verão até o outono.
Jabuticaba – porte aproximado 8m.
Muito ornamental, com frutos que gradativamente passam de verdes para avermelhados e, depois, negros. A colheita vai de setembro a dezembro.
Muito ornamental, com frutos que gradativamente passam de verdes para avermelhados e, depois, negros. A colheita vai de setembro a dezembro.
Limão– porte aproximado 4m.
O limão dá frutos de setembro a fevereiro. Com casca e suco ácidos, é usado no preparo de pratos, sobremesas e bebidas. É muito utilizado na culinária.
Poncã – porte aproximado 6m.
É uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado muito consumida ao natual, por ter gomos largos que soltam da casca com facilidade.
É uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado muito consumida ao natual, por ter gomos largos que soltam da casca com facilidade.
Pitanga – porte aproximado 6m.
A pitangueira pode ser plantada em canteiros ou vasos e o período de frutificação vai de outubro a janeiro.
Romã – porte aproximado 5m.
Símbolo de boa sorte, a romã se adapta bem a climas quentes e amenos e frutifica sobretudo em novembro.
Depois é só cuidar, não deixar faltar água no primeiro ano de vida, e adubar, duas ou três vezes por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário