domingo, 14 de setembro de 2014

A LENDA DO COLAR

                                                   A LENDA DO COLAR
LI CERTA VEZ UMA LENDA, QUE NÃO SEI QUEM ESCREVEU, MAS QUE ME FEZ MUITO BEM. DIZIA QUE UM REI TINHA DADO À SUA FILHA, A PRINCESA, UM BELO COLAR DE DIAMANTES. MAS O COLAR FOI ROUBADO E AS PESSOAS DO REINO PROCURARAM POR TODA A PARTE SEM CONSEGUIR ENCONTRÁ-LO. ALGUÉM HAVIA DITO AO REI QUE SERIA IMPOSSÍVEL ENCONTRÁ-LO, PORQUE UM PÁSSARO O TERIA LEVADO FASCINADO POR SEU BRILHO. O REI, DESESPERADO, ENTÃO OFERECEU UMA GRANDE RECOMPENSA PARA QUEM O ENCONTRASSE.
UM DIA, UM RAPAZ CAMINHAVA DE VOLTA PARA CASA AO LONGO DE UM LAGO SUJO E MAL CHEIROSO. ENQUANTO ANDAVA, O RAPAZ VIU ALGO BRILHAR NO LAGO E QUANDO OLHOU VIU O COLAR DE DIAMANTES. TENTOU PEGÁ-LO, PÔS SUA MÃO NO LAGO IMUNDO E AGARROU O COLAR, MAS NÃO CONSEGUIU SEGURÁ-LO, O PERDEU. NO ENTANTO, O COLAR CONTINUAVA LÁ NO MESMO LUGAR, IMÓVEL. ENTÃO, DESTA VEZ ELE ENTROU NO LAGO, MESMO SUJO, E AFUNDOU SEU BRAÇO INTEIRO PARA PEGAR O COLAR; MAS NÃO CONSEGUIU DE NOVO, O COLAR ESCAPAVA-LHE.
SAIU, SENTOU E PENSOU DE IR EMBORA, SENTINDO-SE DEPRIMIDO. MAS, DE NOVO ELE VIU O COLAR BRILHANDO. DECIDIU AGORA MERGULHAR NO LAGO, EMBORA FOSSE SUJO. SEU CORPO FICOU TODO SUJO, MAS AINDA ASSIM NÃO CONSEGUIU PEGAR O COLAR.
FICOU REALMENTE ATURDIDO E SAIU, SENTOU-SE ÀS MARGENS DO LAGO, PENSATIVO... QUE MISTÉRIO!
UM VELHO QUE PASSAVA POR ALI O VIU ANGUSTIADO, E PERGUNTOU-LHE O QUE ESTAVA HAVENDO. O RAPAZ NÃO QUIS CONTAR PARA O VELHO COM MEDO DE PERDER A RECOMPENSA DO REI. MAS O VELHO PEDIU AO RAPAZ QUE LHE CONTASSE QUAL O PROBLEMA, E PROMETEU QUE NÃO CONTARIA NADA PARA NINGUÉM E NÃO O ATRAPALHARIA EM NADA.
O RAPAZ, DANDO O COLAR POR PERDIDO, DECIDIU CONTAR AO VELHO. CONTOU TUDO SOBRE O COLAR E COMO ELE TENTOU PEGÁ-LO, MAS FRACASSANDO. O VELHO ENTÃO LHE DISSE QUE TALVEZ ELE DEVESSE “OLHAR PARA CIMA”, EM DIREÇÃO AOS GALHOS DA ÁRVORE, EM VEZ DE OLHAR PARA O LAGO IMUNDO. O RAPAZ OLHOU PARA CIMA E, PARA SUA SURPRESA, O COLAR ESTAVA PENDURADO NO GALHO DE UMA ÁRVORE. TINHA O TEMPO TODO, TENTADO CAPTURAR UM SIMPLES REFLEXO DO COLAR...
A FELICIDADE MATERIAL É COMO ESTE COLAR BRILHANTE NO LAGO DESTE MUNDO; POIS É UM MERO REFLEXO DA FELICIDADE VERDADEIRA DO MUNDO ESPIRITUAL. É MELHOR “OLHAR PARA CIMA”, EM DIREÇÃO A DEUS, QUE É A FONTE DA FELICIDADE REAL, DO QUE FICAR PERSEGUINDO O REFLEXO DESTA FELICIDADE NO MUNDO MATERIAL. A FELICIDADE ESPIRITUAL É A ÚNICA COISA QUE PODE NOS SATISFAZER COMPLETAMENTE.
NÃO É O QUE DIZ O SALMISTA?
“O HOMEM PASSA COMO UMA SOMBRA É EM VÃO QUE ELE SE AGITA; AMONTOA SEM SABER QUEM RECOLHERÁ” (SL 38,7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário