terça-feira, 25 de agosto de 2015

Indicações da Sete Sangrias

Indicações da Sete Sangrias

Cuphea Balsamona

Descrição : Da família das Litráceas, planta que tem o caule e os ramos revestidos de pêlos gladulares, de cor avermelhada. As folhas são opostas, com pecíolo curto, isentas de pibescência na parte superior, e pilosas na parte inferior. As flores, bem graciosas, são intrapecioladas e com cálice giboso. O fruto é uma cápsula pequena com as sementes.
Plantio : Reproduz-se por sementes, preferindo solos arenosos e úmidos. Frequentemente nos campos, terrenos baldios, chácaras, quintais, hortas, jardins e beira de cursos dagua. Floresce quase o ano todo, sendo a época de maior florescência os meses de junho e julho. A planta inteira pode ser colhida em qualquer época do ano.
Origem : América Central e do Sul, desde o México até o Uruguai. No Brasil, medra principalmente nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Modo de conservar : A planta inteira pode ser utilizada fresca ou seca ao sol, em local ventilado e sem umidade. Armazenar em sacos de papel, de pano ou em vidros escuros.
Propriedades : Depurativa, digestiva, diurética.
Indicações : Combate a arteriosclerose, hipertensão arterial e palpitações. Limpa o estômago e intestinos. Combate também doenças venéreas e afecções da pele.
Principios Ativos : Mucilagens e pigmentos dentre outros.
Erva de Sangue ou Sete Sangrias
MODO DE USAR
Arteriosclerose; hipertensão arterial; palpitações do coração; diurético : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de chá da planta fatiada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, de 1 a 3 vezes ao dia.
Tosse dos cardíacos; respiração difícil; irritação das vias respiratórias; insônia : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa da planta fatiada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e adicione 1 xícara de chá de açúcar. Leve ao fogo brando, até dissolver o açúcar. Tome 1 colher de sopa, de 2 a 3 vezes ao dia.
Ativador da circulação sanguínea e função intestinal; nervosismo; depurativo; diurético : coloque 2 colheres de sopa da planta fatiada em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 8 dias e coe. Tome de 10 a 15 gotas ou 1 colher de café, diluído em um pouco de água, de 2 a 3 vezes ao dia.
Afecções da pele, psoríase, eczemas, feridas, úlceras,furúnculos, pruridos e dermatite de contato : coloque 1 colher de sopa da planta fatiada em 1 copo de leite em fervura. Deixe ferver por 3 minutos. Coe e espere esfriar. Aplique nas partes afetadas, com um chumaço de algodão, de manhã e à noite
VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE :

Nenhum comentário:

Postar um comentário