quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Orégano

Sabia que o orégano é um forte auxiliar na prevenção do câncer?

orégano, orégão, manjerona rasteira ou manjerona silvestre é uma erva aromática em que podem usar-se as folhas frescas, secas ou óleo essencial é imprescindível  na cozinha do mediterrâneo.
A palavra orégano ou orégão origina-se do latim origanum, do grego oreiganon, o nome da planta, formado por oros, “montanha” e ganos, “brilho, ornamento, alegria“. Está certíssimo o orégano dá mais alegria à pizza.
É muito notada a ausência embora passa praticamente despercebido no prato. No entanto, é deveras benéfico para a saúde! Bastante utilizado nas culinária latina e na grega grega, o orégano ganhou o mundo. Seu poder aromático realça o sabor dos alimentos, por isso, esse temperinho bom tem muitos fãs aqui no Brasil.

Colheita

A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver com pelo menos 20 cm de altura. Considera-se que as folhas tem o melhor sabor na época em que começam a surgir as flores. As flores também são utilizadas como condimento, e devem ser colhidas assim que abrem.
O sabor das folhas é mais forte quando estão secas, e esta é geralmente a maneira em que são usadas. As folhas frescas podem ser deixadas para secar em um local escuro, quente, seco, e que seja bem ventilado.
O orégano produz bem por 4 ou 5 anos se cultivado em clima adequado e em boas condições de cultivo.
Quais são os benefícios ao consumir o orégano?
  1. comunidade científica reconhece que o orégano tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e anticancerígenas.
  2. O orégano tem propriedades antimicrobianas contra bactérias e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos.
  3. O orégano é usado em infusão para tratar problemas como tosse, bronquite e cólicas intestinais, além de ter ações antimicrobióticas.
  4. Na Universidade de Long Island, nos EUA, descobriram que o carvacrol interage com otumor na próstata. O carvacrol leva ao “suicídio” das células cancerosas, programa a célula para a morte.
  5. Estudo realizado na Universidade Federal do Ceará concluiu que o orégano e os produtos derivados como extratos de diferentes naturezas, óleo essencial e outros constituintes químicos têm mostrado eficácia no combate do crescimento e sobrevivência de bactérias e fungos contaminantes de alimentos, bem como inibindo a produção de toxinas microbianas.
  6. Orégano é um potente antioxidante segundo o Departamento de Agricultura dos EUA “United States Department of Agriculture – USDA”, constataram que o orégano, além a fazer o alimento mais saboroso, são uma fonte abundante de antioxidantes, anti-inflamatório (ácido rosmarínico) e fornece potenciais benefícios anticancerígenos ao suplementar uma dieta equilibrada.
  7. O orégano devido a estudos recentes foi classificado como a planta de mais alta atividade antioxidante, até maior que a vitamina E. O óleo é usado na composição de aromatizantes de alimentos e perfumes além de possuir efeito inibitório sobre diversas bactérias alimentícias e fungos.
  8. O óleo essencial extraído do orégano é conhecido em largo espectro, como agente antiviral, antifúngico, antibacteriano e antissépticoUm grande número de estudos in vitro mostrou que o seu óleo essencial destrói um vasto leque de bactérias e de fungos.
Como usar o orégano?
  1. Existe no mercado orégano na forma de óleo essencial, folhas de orégano fresco e o mais vulgarizado as folhas de orégano secas.
  2. Orégano tem cheiro de pizza e muita gente consome-o principalmente dessa forma! Mas é uma erva muito versátil e pode dar um sabor especial a massas, combina bem com o tomate cru, assado ou em molhos, é imprescindível nos caracóis “em Portugal”, carnes, aves, peixes, azeite, azeitonas, vegetais assados, saladas, berinjelas, pimentões, champignon e sopas.
  3. Azeite aromatizado com orégano, para um melhor aproveitamento das características do orégano para a saúde ele deve repousar em azeite extravirgem ou óleo de canola para que suas propriedades sejam transmitidas ao azeite e melhor absorvidas pelo organismo.
  4. Vinagre aromatizado com orégano, pode também juntar 2 raminhos de orégano fresco, a cerca de 500 ml de vinagre de vinho branco ou maçã e deixe repousar por 15 dias.
  5. óleo é usado na composição de aromatizantes de alimentos e perfumes além de possuir efeito inibidor sobre diversas bactérias alimentícias e fungo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário