quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Coentro

Os 13 benefícios do coentro para a saúde

1.  Inchaços: cineol, um dos 11 componentes dos óleos essenciais, e ácido linoleico, presente no coentro, possui propriedades anti-reumáticas e artríticas, que são muito benéficas para o inchaço causado devido a estas duas razões. Para outros, tais como inchaço devido ao mau funcionamento dos rins ou anemia, que é visto por ser eficaz, até certo ponto, como alguns dos componentes que ajudam a excreção extra de água do corpo ao mesmo tempo.
2.  Altos níveis de colesterol: Alguns dos ácidos presentes no coentro, como viz. ácido linoleico, ácido oleico, ácido palmítico, ácido esteárico e ácido ascórbico (vitamina C) são muito eficazes na redução do nível de colesterol no sangue. Eles também reduzem a deposição de colesterol nas paredes internas das artérias e veias.
3.  Diarréia: Alguns dos componentes de óleos essenciais em coentro, como borneol e linalol, ajuda a digestão, o bom funcionamento do fígado e colagem de intestino, ajudando na cura da diarréia. Também é útil na diarréia causada por ação microbiana e de fungos, uma vez que componentes como cineol, borneol, limoneno, alfa-pineno e beta-phelandrene têm efeitos antibactericidas. Além disso, as folhas de coentro fresco são excelentes aperitivos.
4.  Úlceras na boca: Citronelol, um componente de óleos essenciais em coentro, é um anti-séptico excelente. Além disso, outros componentes têm ação anti-microbiana e efeitos muito eficazes para este fim. O coentro até ajuda a melhorar o hálito.
5.  Anemia: O coentro é bom em ferro conteúdo queauxilia para melhorar a anemia.
6.   Digestão: coentro, devido ao seu aroma rico por causa de seus óleos essenciais, além de ser um aperitivo excelente, ajuda na secreção adequada de enzimas e sucos digestivos no estômago, estimula a digestão e movimentos peristálticos do intestino.
7.  Os óleos essenciais do coentro são anti-oxidantes e desintoxicantes . A presença de vitamina C e ferro fortalece o sistema imunológico também. Estas propriedades ajuda a prevenir e curar a varíola.
8.  Distúrbios menstruais: Ser estimulante na natureza e ajudando a secreção adequada das glândulas endócrinas, que também ajuda a secreção adequada dos hormônios e, assim, induzir ciclos menstruais mais cíclicos e redução de dores durante os períodos etc.
9.   Cuidados com os olhos: O coentro tem muitos anti-oxidantes, vitamina A, vitamina C e minerais como fósforo nos óleos essenciais em que ela previne o envelhecimento do olho. atua também na conjuntivite: Como discutido anteriormente, o coentro é um desinfetante muito bom e tem propriedades anti microbiana que protegem os olhos contra doenças contagiosas como conjuntivite.
10.   Distúrbios da pele: O desinfetante, desintoxicante, anti-séptico, propriedades anti-fúngicos e anti-oxidante do cominho são ideais para curar doenças de pele como eczema infecções secura, e fungos.
12.  Açúcar no sangue: o efeito estimulante sobre as glândulas endócrinas, a secreção de insulina é aumentada no pâncreas que aumenta o nível de insulina no sangue, ajudando assim a assimilação e absorção de açúcar e a queda resultante no nível de açúcar no sangue. Esta propriedade é muito benéfica para os pacientes que tem diabetes.
13.  Outros benefícios: Coentro ajuda a curar úlceras, e atua como um expectorante, protege e alivia fígado. É anti-cancerígenos, anti-convulsivantes, anti-histamínicos e hipnótico. Coentro acredita-se ser um afrodisíaco natural e anteriormente era amplamente utilizado em algumas preparações, combinado com outras ervas, para aumentar a libido.

Fonte: Aparup Mukherjee

Clima

O coentro (Coriandrum sativum) pode ser cultivado em uma ampla variedade de climas, embora não suporte temperaturas baixas. A maioria dos cultivares de coentro cresce melhor se cultivados em regiões de clima quente.

Luminosidade

O coentro pode ser cultivado em lugares ensolarados ou em sombra parcial. No entanto, plantas que crescem em pleno sol geralmente têm mais sabor e aroma que as cultivadas em sombra parcial.

Vaso com coentro
O coentro pode ser cultivado em vasos e jardineiras - imagem original:Kel and Val - Licença Creative Commons

Solo

Cultive o coentro de preferência em solo bem drenado, moderadamente fértil, rico em matéria orgânica. O coentro é uma planta rústica, que tolera bem várias condições de solo, produzindo folhas com melhor sabor e com mais aroma se cultivado em solos não muito férteis.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido quando a planta é jovem, sem que o solo permaneça encharcado. Quando a planta atingir um bom desenvolvimento, as regas devem ser mais espaçadas, permitindo que o solo seque ligeiramente entre uma rega e outra.

Mudas de coentro
Mudas de coentro - imagem original: Henrique Pinto - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes de coentro podem ter baixa taxa de germinação e podem demorar a germinar. Deixar as sementes de molho em água de 1 a 3 dias pode ajudar na germinação. Temperaturas em torno de 27°C também ajudam a melhorar a taxa de germinação.
Plante as sementes no local definitivo na horta, a até 1 cm de profundidade. O coentro não suporta bem o transplante, mas ainda assim pode ser plantado em copos feitos de papel jornal ou saquinhos de plástico e suas mudas transplantadas com cuidado, sem mexer muito com a raiz, ou seja, retirando o recipiente e deixando o torrão de terra intacto com a muda.
O coentro pode ser cultivado em vasos e jardineiras, de preferência com pelo menos 30 cm de profundidade, pois a planta tem uma longa raiz primária. Se cultivado em vasos menores, terá seu desenvolvimento bastante limitado.

Flores do coentro
Flores de coentro - imagem original: yoppy - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por recursos e nutrientes.

Coentro
O coentro pode atingir 1 m de altura - imagem original:Jonathan Brodsky - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das folhas do coentro pode começar de 30 a 70 dias depois da germinação. Colha a planta inteira ou colha apenas as folhas mais externas quando são necessárias, procurando não retirar mais do que um terço das folhas para não enfraquecer muito a planta.
Para a colheita das sementes, os frutos podem ser colhidos quando estão amarelados ou quase secos, colocando estes em um recipiente que deve estar em local bem ventilado e na sombra, para terminarem de secar.
O coentro é uma planta anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário